INAUGURAÇÃO

Nova UBS do Satélite atenderá mais de 16 mil pessoas

A unidade Chico Ramos foi inaugurada ontem e tem quatro Equipes de Saúde da Família

06/09/2017 | 08:38 Imprimir Enviar por email
Nova UBS do Satélite atenderá mais de 16 mil pessoas

O prefeito de Teresina, Firmino Filho, entregou nesta terça  aos teresinenses a sexta Unidade Básica de Saúde (UBS) do ano de 2017. Desta vez foi a população do bairro Satélite que recebeu a UBS Chico Ramos. A obra custou R$998.630,85.

“Estamos avançando na área da saúde. Os números falam por si só. Em 2016 entregamos 47 Unidades Básicas novas e este ano já entregamos seis. Amanhã entregaremos a sétima no Parque Brasil”, disse o prefeito Firmino Filho.

A unidade Chico Ramos, do Satélite, tem quatro Equipes de Saúde da Família, que atende em média 16 mil pessoas do bairro Satélite. A UBS oferta serviços de acolhimento, consulta médica, consulta odontológica, tratamento odontológico, consulta de enfermagem, acompanhamento da gestante e do bebê (pré-natal e puericultura), tratamento e acompanhamento da hipertensão e diabetes, curativo, dispensação de medicamentos básicos, dispensação de preservativos e contraceptivos, exame preventivo (câncer de colo de útero), grupo de educação em saúde, imunização (vacinas), nebulização, planejamento familiar, teste de gravidez, coleta de exames laboratoriais e agendamento de consultas e exames especializados.

“Hoje nossa comunidade está em festa. Queremos agradecer aos agentes comunitários de saúde que nos amparam e fazem a atenção básica em saúde. Queremos deixar nossa gratidão em recebermos esse novo prédio. Batalhamos muito para conseguirmos essa nova unidade, população e gestores”, falou Ivan Neves Sobral, presidente da Associação de Moradores do Satélite.

A UBS do Satélite tem 589,96m² de área construída com os seguintes ambientes: seis banheiros adaptados para pessoas com necessidades especiais, sala de recepção e espera, estocagem/dispensação de medicamentos, três consultórios médicos, banheiro dentro de um consultório, dois depósitos de material de limpeza, cinco consultórios indiferenciados, duas salas de espera internas, sala de vacina, sala de inalação coletiva, seis consultórios odontológicos, jardim, sala de observação/procedimento, sala de coleta, sala de atividades coletivas, sala de esterilização e guarda de materiais esterilizados, expurgo, banheiro de funcionários, sala de administração e gerência, copa, almoxarifado, depósito de resíduos contaminados, depósito de resíduos recicláveis, depósito de resíduos comuns, área coberta para atividades, dois playgrounds.

“A UBS é a porta de entrada no SUS. Aqui é onde fazemos consulta, tratamento odontológico, imunização. Quando precisamos de encaminhamento para especialistas é aqui que marcamos e somos encaminhados. Estamos concretizando o projeto de requalificação da Atenção Básica em Saúde, que vem tendo muita atenção por parte do prefeito”, afirmou Francisco Pádua, diretor de Atenção Básica em Saúde, da Fundação Municipal de Saúde.

A UBS do Satélite recebe o nome de Francisco Ferreira Ramos, que foi neurocirurgião, médico do Hospital Getúlio Vargas por mais de 50 anos, onde exerceu o cargo de diretor-geral por vários anos. Foi responsável pela fundação da Clínica Neurológica do hospital e pela ampliação de vários setores. Além de médico, exerceu os cargos de deputado estadual e vereador de Teresina, prestando importantes serviços ao Estado. Também deixou sua contribuição na literatura, pois escreveu quatro livros sobre saúde pública.

  • Nova UBS do Satélite atenderá mais de 16 mil pessoas
  • Nova UBS do Satélite atenderá mais de 16 mil pessoas
  • Nova UBS do Satélite atenderá mais de 16 mil pessoas
  • Nova UBS do Satélite atenderá mais de 16 mil pessoas
  • Nova UBS do Satélite atenderá mais de 16 mil pessoas
  • Nova UBS do Satélite atenderá mais de 16 mil pessoas
 
Tags: fms UBS do Satélite

Adicionar Comentário