SERVIÇO PIONEIRO

Maternidade pública oferta atendimento odontológico para bebês

Durante a consulta, é feita a inspeção da cavidade oral do bebê para verificar se já existem indícios de má formação odontológica

13/09/2017 | 09:27 Imprimir Enviar por email

A Maternidade Wall Ferraz (CIAMCA), no bairro Dirceu Arcoverde, zona Sudeste, oferta o serviço de odontopediatria para bebês de 0 a 1 ano de idade. Um trabalho pioneiro na capital e de suma importância para a saúde bucal das crianças.

“Quero chamar os pais e responsáveis para levarem seus bebês para a consulta com a odontopediatra. A procura está  baixa e é um serviço muito importante para saúde do bebê. Nossa profissional, Sílvia Vilarinho, é doutora gabaritada na área e especialista em prevenção de cárie infantil”, afirma Mércia Cassandra, diretora da Maternidade Wall Ferraz.

Apesar de ser necessário um acompanhamento odontológico feito pela mãe durante a gestação, é no primeiro ano de vida do bebê que é recomendada a sua primeira visita a um odontopediatra. É exatamente nessa consulta que se dará os esclarecimentos de dúvidas e indicações de cuidados para a saúde bucal da criança.

“Nossa odontopediatra atende por demanda espontânea, ou seja, basta o responsável levar o bebê pela manhã de 8h às 11h. Não precisa marcar consulta. Estamos com uma média de atendimento de dois bebês ao dia, mas a médica pode atender até 16”, explica Mércia Cassandra.

Durante a consulta, a odontopediatra faz a inspeção da cavidade oral do bebê para verificar se já existem indícios de má formação odontológica e também é ensinado ao cuidador como fazer a correta limpeza da cavidade oral. Segundo manual de saúde bucal do Ministério da Saúde, a limpeza da cavidade bucal é normalmente iniciada antes mesmo da erupção dental. Usar um tecido limpo ou gaze embebida em água filtrada ou soro para esfregar a gengiva. A escovação está indicada a partir da erupção do primeiro dente decíduo. A higienização deve ser realizada pelos pais ou responsáveis.

A promoção da alimentação saudável também é indicada para o bom desenvolvimento da saúde bucal do bebê e da criança. O primeiro passo para ter uma vida mais saudável é garantir que a amamentação seja assegurada para todas as crianças. A amamentação é importante tanto para a mãe como para a criança. É um cuidado para toda a vida. É importante evitar a adição de açúcar, mel, achocolatados e carboidratos ao leite para que as crianças possam se acostumar com o sabor natural deste. Evitar mamadas noturnas. Não passar açúcar, mel ou outro produto que contenha açúcar na chupeta.

 
Tags: fms Maternidade Wall Ferraz

Adicionar Comentário