PPA

FMS e Conselho de Saúde definem Plano Plurianual e LOA

O PPA e a LOA foram amplamente discutidos no Conselho Municipal de Saúde

30/08/2017 | 11:18 Imprimir Enviar por email

A Fundação Municipal de Saúde (FMS), junto com o Conselho Municipal de Saúde, definiram o Plano Plurianual (PPA) da saúde e a Lei Orçamentária Anual 2018, definindo objetivos, metas e iniciativas estratégicas da saúde de Teresina, que após a apreciação na Câmara de Vereadores, serão traduzidas em ações concretas.

“Ampliar o acesso da população à rede de Atenção Básica, mediante qualificação, promoção da saúde e implementação de ações complementares. Ampliar também a oferta de serviços especializados de média e alta complexidade aos usuários do SUS. Além de ampliar e qualificar as ações de vigilância em saúde, para prevenção e controle de riscos, doenças e agravos à saúde da população são algumas das metas do PPA da saúde”, explica Sâmia Barros, da Diretoria de Planejamento da FMS.

O PPA e a LOA (Lei orçamentária Anual) constituem instrumentos valiosos para gestão municipal, uma vez que definem as políticas municipais e garantem a informação sobre a origem das receitas e sua destinação, o que será avaliado pela Câmara municipal e pela população em geral.

O PPA e a LOA foram amplamente discutidos no Conselho Municipal de Saúde, buscando a democratização das decisões e ampliando a participação de atores importantes como os conselheiros, na definição de políticas de saúde.

O ano de 2017 é um ano muito importante para o município, pois é um ano da elaboração do efetivo planejamento da atual gestão municipal através da definição do PPA (Plano Plurianual 2018-2021).

Tags: fms