COMBATE AO MOSQUITO

“Faxina” recolhe 80 toneladas de lixo em um único dia na capital

Em atividade desde 2015, a faxina já recolheu 4930 toneladas de lixo em Teresina

13/03/2017 | 11:34 Imprimir Enviar por email
“Faxina” recolhe 80 toneladas de lixo em um único dia na capital

No último sábado (11), a Prefeitura de Teresina promoveu a 51ª edição da Faxina nos Bairros. Desta vez, a ação foi levada aos bairros Verde Lar (zona Leste) e Lourival Parente (zona Sul), e recolheu um total de 80,240 toneladas de lixo na capital.

O objetivo da ação, realizada em parceria entre a Fundação Municipal de Saúde (FMS) e Superintendências de Desenvolvimento Urbano (SDUs) é eliminar possíveis focos do mosquito Aedes aegypti, transmissor da Dengue, Zika e Chikungunya. Em atividade desde 2015, a faxina já recolheu 4930 toneladas de lixo em Teresina. Somente na última, foram 33 toneladas na zona Sul e 47 na Leste.

Durante a ação de limpeza as pessoas são orientadas a colocarem na calçada todo aquele material que possa se tornar criadouro de mosquito e que não são recolhidos na coleta rotineira de lixo domiciliar. "Baldes velhos, carcaças de moveis antigos ou eletrodomésticos, garrafas e itens diversos”, explica Oriana Bezerra, gerente de Zoonoses de Teresina. Caminhões de limpeza recolherão os entulhos que podem acumular água e farão a capina das ruas.

Qualquer local que acumule água pode abrigar larvas do mosquito Aedes aegypti. “Dados apontam que a grande maioria dos criadouros estão localizados dentro de casa. Em recipientes com utilidade para o morador, como vasos de plantas, pratos/pingadeira, comedouro/bebedouro de animais, piscina desmontável, lata/frasco/garrafas, balde/regador, bandeja de geladeira/ar-condicionado e material de construção”, afirma Oriana, que chama a atenção que o morador deve ter com esses utensílios.

 
Tags: fms

Adicionar Comentário