DIA DA ATIVIDADE FÍSICA

As atividades acontecem sempre das 8h às 10h

06/04/2018 | 10:41 Imprimir Enviar por email
Academias comemoram dia da atividade física com aulões de zumba

A inatividade física é apontada pela Organização Panamericana de Saúde como o quarto maior fator de risco de morte no mundo. Pensando nisso, o dia 06 de abril foi instituído como o dia mundial da atividade física, e em alusão à data a Fundação Municipal de Saúde (FMS) organiza uma série de ações nas academias de saúde do município.

As atividades iniciaram ontem (05) e acontecem durante a próxima semana, sempre das 8h às 10h da manhã. “Será um momento diferenciado de prática corporal nestes espaços, com aulão de zumba do Projeto Dançando na praça, em parceria com a Secretaria de Esporte e Lazer (SEMEL), e realização de manhã de recreação para as crianças da comunidade”, explica Luci Santiago, educadora física que compõe a Gerência de Ações Estratégicas da Fundação Municipal de Saúde (FMS).

O objetivo das atividades é favorecer o estímulo à prática de exercícios físicos. “Em Teresina, igualmente como acontece no resto do país, volta-se cada vez mais para a construção de comportamentos saudáveis que impacte positivamente nos indicadores de morbimortalidade”, comenta Luci Santiago.

Dados da pesquisa de Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas (Vigitel), do Ministério da Saúde, mostra que no ano de 2016, o Excesso de peso cresceu 26,3% em dez anos, passando de 42,6% em 2006 para 53,8% em 2016 no Brasil. A mesma pesquisa mostra que Teresina apresenta 51,6% de pessoas com excesso de peso. Já a Obesidade cresceu 60% em dez anos, de 11,8% em 2006 para 18,9% em 2016 no país.

O sobrepeso e a obesidade resultantes da falta de uma alimentação saudável e da inatividade física, junto com o tabagismo e o consumo nocivo de álcool são os principais fatores de risco evitáveis de Doenças Crônicas Não-Transmissíveis, cuja redução e controle têm um efeito substantivo na redução de mortes prematuras e de incapacidades decorrentes de câncer, doenças respiratórias crônicas, doenças cardiovasculares e diabetes.

Os Polos de Academia em Saúde são compostos por três espaços, o de vivência - área coberta - o multiuso - área ao ar livre - e outro com equipamentos, destinado ao desenvolvimento de práticas corporais e atividades físicas em alguns equipamentos (barra horizontal, espaldar, bancos, prancha para exercícios abdominal, barras assimétricas, barras marinheiro).

O Programa Academia da Saúde foi lançado pelo Ministério da Saúde (MS) em 2011 como estratégia de promoção da saúde e produção do cuidado para os municípios brasileiros.

Mês da atividade física - Programação

09/04 - Polo da UBS Alto da Ressureição