ATENDIMENTOS

CMAM visa realizar 9 mil sessões de terapias com alunos da rede municipal

O CMAM é um serviço articulado entre profissionais da SEMEC e FMS

CMAM visa realizar 9 mil sessões de terapias com alunos da rede municipal

O Centro Municipal de Atendimento Multidisciplinar (CMAM) iniciou os atendimentos deste ano. A meta é realizar até o final do ano aproximadamente nove mil sessões de terapias multidisciplinares, atendendo crianças que estudam na rede municipal de ensino e que apresentam algum tipo de dificuldade de aprendizagem.

“Nossa meta para 2019 é realizar 1.400 consultas médicas, sendo 600 novas consultas e 800 retornos. Objetivamos marcar 3.500 exames e consultas. Aqui também fazemos encaminhamentos para tratamentos ortodônticos e para recebimento de óculos pelo Sistema Único de Saúde, que são formas complementares de tratamento. Para que possamos alcançar o objetivo de melhorar o aprendizado dessas crianças”, explica Daniella Escórcio, diretora do CMAM. 

O Centro de Atendimento Multidisciplinar é um serviço integrado que oferta serviços em neurologia, psiquiatria, psicologia, fonoaudiologia, terapia ocupacional. Além destes ainda há encaminhamentos para recebimento de vales transporte, tratamento ortodôntico e oftalmológico. Em 2018, o CMAM disponibilizou aos responsáveis em levar as crianças ao centro o total 9.152 vales transporte.   

Para Francisca Martins, de 59 anos, avó de Kauane Vitória de 7 anos, o serviço ofertado pelo CMAM soma-se aos esforços da família em melhorar o desempenho escolar da neta. “Ela era muito inquieta, não tinha boas notas. Agora ela consegue se concentrar e melhorou na escola, assim como em casa. Vamos continuar o tratamento até o final”, diz. 

“A Joseane, segundo os médicos, é hiperativa. Estamos há um em tratamento aqui no CMAM. Noto muito avanço dela na escola, ela não conhecia nem todo o alfabeto e agora sabe, já está começando juntar as letras. É algo devagar, mas que dá resultado. E eu gosto do CMAM, pois todos os serviços são em um só local, marcado e com atendimento garantido. Elas me ligam e informam direitinho. Hoje mesmo nós estamos sendo atendidas pela psicopedagoga, pela neuropediatra e pela terapeuta ocupacional”, informa Roseane Batista, mãe de Joseane Batista, de 8 anos. 

O CMAM é um serviço articulado entre profissionais da Secretaria Municipal de Educação (SEMEC) e Fundação Municipal de Saúde (FMS). A Prefeitura de Teresina iniciou os atendimentos em abril de 2017 do Centro Municipal de Atendimento Multidisciplinar Professora Ceiça Carvalho. Serviço pioneiro na região Nordeste, que acompanha de forma multidisciplinar crianças da rede pública municipal com algum tipo de dificuldade de aprendizagem, como dislexia, disgrafia, discalculia, disortografia, transtornos neurológicos (TDAH, distúrbios articulatórios e transtornos emocionais). 

Tags:
CMAM fms

Comentários (0)


 
 

Fundação Municipal de Saúde de Teresina - FMS

Endereço Web: http://fms.teresina.pi.gov.br/noticia/2411/cmam-visa-realizar-9-mil-sessoes-de-terapias-com-alunos-da-rede-municipal