SAÚDE MENTAL

FMS irá implantar programa para tratar pessoas com depressão e ansiedade em Teresina

O Programa RECORE utiliza técnicas como massagem, respiração, relaxamento e meditação

FMS irá implantar programa para tratar pessoas com depressão e ansiedade em Teresina

Com vistas a fortalecer a Rede de Atenção à Saúde Mental em Teresina, a Fundação Municipal de Saúde (FMS) implantará o Programa RECORE (Relaxamento, Conexão e Ressignificação para a Saúde Integral), metodologia que utiliza técnicas como massagem, respiração, relaxamento e meditação nos cuidados a pacientes com depressão e ansiedade. Na manhã de hoje (06), ocorreu o lançamento do Programa, que é uma parceria da Fundação com o Instituto Visão Futuro.

Segundo Luanna Bueno, gerente de Saúde Mental da FMS, o Programa RECORE irá qualificar os profissionais dos Centros de Atenção Psicossocial (CAPS) e do Hospital do Monte Castelo, para que estes atuem como multiplicadores dessas informações e utilizem essas técnicas com os usuários. Ela cita os temas que serão abordados: “O Programa será conduzido em 6 módulos: stress a seu favor, equilíbrio emocional, importância da conexão na saúde integral, escuta empática, a meta maior da vida e, ainda, resiliência diante dos desafios.”, conta.

Durante o evento, Susan Andrews, idealizadora do programa RECORE, afirmou que a capital piauiense tem potencial para ser modelo na área da saúde mental para o Brasil: "Teresina conta com pessoas receptivas e delicadas. Podemos fazer um projeto piloto. Primeiro, vamos curar os curandeiros (profissionais). Em um segundo momento, alcançaremos os usuários. Para realizar este trabalho, não estamos cobrando nada. Esta é a beleza. Estamos juntos, porque queremos fazer o bem e espalhar o amor", afirma.

Para o presidente da FMS, Charles da Silveira, a ação demonstra o compromisso de Teresina com a área da saúde mental: " Para realizar o tratamento de pessoas acometidas com algum transtorno mental, é preciso que os profissionais estejam bem, sejam qualificados. Com as técnicas do programa, poderemos avançar na área da saúde mental. É por isso que ficamos satisfeitos com parcerias como essa, pois representam a busca de melhor desempenho, resultando na melhoria da qualidade prestada na capital.”, finaliza.

A idealizadora do Programa RECORE, Susan Andrews, tem vasta experiência nessa área de saúde mental. Ela é psicóloga e antropóloga formada pela Universidade de Harvard, doutora em Psicologia Transpessoal pela Universidade de Greenwich. É autora de mais de 12 livros, os quais foram traduzidos para 10 idiomas. Ministrou palestras e seminários sobre estes temas em 42 países e busca conscientizar as pessoas que a solução de grande parte de seus problemas está em suas próprias mãos.

Tags:
fms

Comentários (0)


 
 

Fundação Municipal de Saúde de Teresina - FMS

Endereço Web: http://fms.teresina.pi.gov.br/noticia/2296/fms-ira-implantar-programa-para-tratar-pessoas-com-depressao-e-ansiedade-em-teresina