TECNOLOGIA

Laboratório Raul Bacelar é pioneiro ao usar equipamento automatizado para sumário de urina

O equipamento automatizado para realização do exame sumário de urina dá mais segurança no processo

Laboratório Raul Bacelar é pioneiro ao usar equipamento automatizado para sumário de urina

 

A Prefeitura de Teresina, através do Centro de Diagnóstico Dr. Raul Bacelar, é pioneira ao utilizar equipamento automatizado para realização do exame sumário de urina. O Raul Bacelar já realizou de janeiro a outubro deste ano, 2.003.617. E a meta é alcançar os 2.400.000 durante todo o ano. 

“Com esse equipamento automatizado tivemos o ganho na segurança, agilidade no resultado e na qualidade do exame. A amostra de urina é colocada no equipamento, que visualiza a sedimentoscopia e a microscopia, que antes era feito com auxílio de microscópio. Isso demandava tempo e tinha o risco de troca de amostra pelo volume de exames”, explica Evelma Vasconcelos, diretora do Centro de Diagnóstico Dr. Raul Bacelar. 

Ela fala ainda que o equipamento automatizado para realização do exame sumário de urina dá mais segurança no processo. “Pois o material já vem etiquetado com o código do nosso sistema. O resultado do sumário de urina também é agilizado com este equipamento, pois ao ser realizada a análise de cada amostra todas as imagens são lançadas em computador, quando os próprios bioquímicos já liberam o resultado e lançam no sistema para ser impresso”, diz. 

O Centro de Diagnóstico Dr. Raul Bacelar conta com 96 postos de coleta, atendendo toda a rede pública municipal: atenção básica, rede hospitalar e ainda alguns órgãos estaduais, federais e instituições filantrópicas como Hospital do Mocambinho, Tribunal de  Justiça e Hospital São Carlos Borromeu. 

No total dos postos de coleta do Raul Bacelar, todos estão informatizados, imprimindo os resultados na própria unidade, bem como o usuário pode acessar estes resultados em qualquer computador. Para que o paciente visualize seu exame basta acessar o site da Fundação Municipal de Saúde (FMS) através doendereço http://fms.teresina.pi.gov.br/resultados_de_exames ou ainda pelo site  www.pulsesaude.com.br . “Quando ele sai da sala de coleta ele recebe um usuário (localizador) e senha para que possa ter acesso ao resultado de seus exames. É fácil e rápido e faz com que o paciente não precise ir à unidade de saúde várias vezes ver se seus exames estão prontos. O paciente ainda pode imprimir o resultado, de casa, ou na própria unidade de saúde”, afirma Evelma Vasconcelos, diretora do Raul Bacelar. 

A Prefeitura de Teresina busca a modernização dos serviços aos usuários da rede pública de saúde. Desde agosto de 2017 o Laboratório Raul Bacelar implantou uma nova forma de disponibilizar os resultados de exames, que passou a ser online.

Tags:
Centro de Diagnóstico Raul Bacelar fms

Comentários (0)


 
 

Fundação Municipal de Saúde de Teresina - FMS

Endereço Web: http://fms.teresina.pi.gov.br/noticia/2219/laboratorio-raul-bacelar-e-pioneiro-ao-usar-equipamento-automatizado-para-sumario-de-urina