ATENDIMENTO

Hospital do Satélite intensifica ações do Núcleo de Segurança do Paciente

Segundo a direção do hospital, melhorias já estão sendo sentidas

 

O Hospital do Satélite, localizado na zona leste de Teresina, tem intensificado as ações do seu Núcleo de Segurança do Paciente, que aborda medidas para garantir a segurança e a qualidade da assistência prestada à população. Recentemente, foi realizado curso para abordar a importância dos profissionais realizarem a notificação de eventos adversos e também sobre o cuidado com a higienização das mãos para evitar infecções. A previsão é de que as capacitações ocorram mensalmente.

 

 

Segundo Luciana Sebim, diretora geral do Hospital do Satélite, a segurança do paciente é um aspecto fundamental dentro do contexto de saúde: “A gestão participou ativamente da implantação do Núcleo de Segurança do Paciente; era a nossa prioridade para agregar valor ao cuidado em saúde e constitui uma das nossas estratégias para garantir uma assistência segura à população e aos colaboradores.”, afirma.

 

De acordo com Marizângela Lima, coordenadora do Núcleo de Segurança do Paciente do Hospital, outras ações têm sido realizadas para prever, identificar e minimizar a ocorrência de eventos indesejáveis: “Diariamente, estamos fazendo busca ativa nas dependências do Hospital para verificar se os pacientes estão utilizando as pulseiras de identificação e, assim, assegurar que o cuidado seja prestado à pessoa para a qual se destina”, conta.

 

Ela informa ainda que, após a implantação do Núcleo, tem sido perceptíveis as melhorias ocorridas no Hospital do Satélite: “Inicialmente, estamos trabalhando as metas internacionais de segurança do paciente da Organização Mundial de Saúde, a exemplo da identificação correta do paciente, higienização das mãos e prevenção de úlcera por pressão. Já conseguimos, por exemplo, aumentar significativamente a adesão ao protocolo de identificação correta do paciente”, finaliza.

Tags:
fms

Comentários (0)


 
 

Fundação Municipal de Saúde de Teresina - FMS

Endereço Web: http://fms.teresina.pi.gov.br/noticia/2212/hospital-do-satelite-intensifica-acoes-do-nucleo-de-seguranca-do-paciente