INFORMATIZAÇÃO

Pacientes do SUS Teresina podem acessar resultado de exames on-line e em até 48h

Para que o paciente visualize seu exame basta acessar o site da Fundação Municipal de Saúde

Pacientes do SUS Teresina podem acessar resultado de exames on-line e em até 48h

Os teresinenses que são atendidos nas Unidades Básicas de Saúde da capital podem acessar o resultado de seus exames laboratoriais em até 48 horas após a coleta do material do exame. Um total de 96 postos de coleta, entre Unidades Básicas de Saúde, hospitais e centros conveniados, já trabalham com o sistema de exames totalmente informatizado, que utiliza a internet para transmitir com mais rapidez informações sobre os pacientes. O sistema conecta estas unidades diretamente ao Centro de Diagnóstico Raul Bacelar, responsável pelos exames laboratoriais da rede municipal de saúde. 

“Nosso sistema SoftLab proporciona agilidade e segurança aos pacientes que utilizam o Sistema Único de Saúde para exames laboratoriais. No momento da coleta do exame o sistema gera uma etiqueta com todas as informações necessárias para que o paciente saiba quais exames realizou, qual o médico indicou e como ele paciente pode ver on-line o resultado deste exames”, informa Thyago Ferreira, chefe de núcleo de Tecnologia da Informação do Centro de Diagnóstico Raul Bacelar. 

Para que o paciente visualize seu exame basta acessar o site da Fundação Municipal de Saúde (FMS) através do endereço http://fms.teresina.pi.gov.br/resultados_de_exames ou ainda pelo site  www.pulsesaude.com.br . “Quando ele sai da sala de coleta ele recebe um usuário (localizador) e senha para que possa ter acesso ao resultado de seus exames. É fácil e rápido e faz com que o paciente não precise ir à unidade de saúde várias vezes ver se seus exames estão prontos. O paciente ainda pode imprimir o resultado, de casa, ou na própria unidade de saúde”, afirma Evelma Vasconcelos, diretora do Raul Bacelar. 

Ela enfatiza ainda que o resultado dos exames à nível ambulatorial estão pronto em até 48 horas de dias úteis. Mas que os resultados de exames feitos à nível de urgência nos hospitais sai em até três horas. “Para estes exames urgentes temos sempre equipe de plantão no laboratório”, diz. 

O sistema que as unidade de saúde utilizam para melhor atender os pacientes à nível laboratorial é o SoftLab, sofisticado e moderno. “Cada unidade coletora tem seus servidores capacitados e cadastrados junto ao nosso sistema. Ao cadastrar um tubo de exame lá na unidade, nossos técnicos no laboratório já visualizam esse cadastro e aguardam a amostra chegar para que seja feita a análise do material. Tudo etiquetado e com código de barras, que faz com que esse material seja melhor armazenado e tenhamos poucas perdas e erros de resultados. Um ganho para todos, laboratório, unidade de saúde e, principalmente o usuário”, enfatiza Evelma Vasconcelos. 

 

Tags:
resultado exames fms

Comentários (0)


 
 

Fundação Municipal de Saúde de Teresina - FMS

Endereço Web: http://fms.teresina.pi.gov.br/noticia/2207/pacientes-do-sus-teresina-podem-acessar-resultado-de-exames-on-line-e-em-ate-48h