RAUL BACELAR

77% das unidades de saúde contam com sistema de exames informatizado

Um total de 73 unidades, entre Unidades Básicas de Saúde, hospitais e centros conveniados, já trabalham com o sistema

77% das unidades de saúde contam com sistema de exames informatizado

 

Um total de 73 unidades, entre Unidades Básicas de Saúde, hospitais e centros conveniados, já trabalham com o sistema de exames totalmente informatizado, que utiliza a internet para transmitir com mais rapidez informações sobre os pacientes. O sistema conecta estas unidades diretamente ao Centro de Diagnóstico Raul Bacelar, responsável pelos exames laboratoriais da rede municipal de saúde.

 

O número corresponde a 77% do total de unidades de saúde do município. Segundo a diretora Evelma Vasconcelos, a estrutura está sendo organizada para que, até o fim do ano, este número seja ampliado para 90%. “A informatização permite uma maior agilidade na entrega dos resultados dos exames, que podem ser impressos na própria unidade, ou pelo usuário em qualquer computador com acesso a internet, através de localizador e senha específicos fornecidos no comprovante de realização dos exames”, conta a diretora do Raul Bacelar.

 

O paciente dá entrada e após a coleta do material para exames nas Unidades de Saúde é gerada uma etiqueta com um código de barras, que identifica todos os tubos. Uma vez levados ao laboratório, eles são identificados por este código e entram imediatamente no sistema, que faz todo o controle de informações. O resultado sai de 24 a 48 horas. “Atualmente, 80% dos resultados são impressos nas próprias unidades coletoras ou pelos usuários utilizando o localizador e a senha e os 20% restantes são impressos no Raul Bacellar e enviados para as Unidades não informatizadas”, conta Evelma Vasconcelos.

 

O Centro de Diagnóstico Raul Bacelar conta com 105 postos de coleta, atendendo toda a rede pública municipal: atenção básica, rede hospitalar e ainda alguns órgãos estaduais, federais e instituições filantrópicas como Hospital do Mocambinho, Tribunal de Justiça e Hospital São Carlos Borromeu. O local realiza os exames clínicos nas especialidades de bioquímica, hematologia, imunologia, hormônios, baciloscopia, parasitologia, urinálise e citologia.

 

No ano de 2017, o laboratório realizou a média de 189.478 mil exames/mês e 9.474 exames todos os dias, como de imunologia, hormônios, hematologia, bioquímica, fezes, urina e escarro.

Tags:
fms

Comentários (0)


 
 

Fundação Municipal de Saúde de Teresina - FMS

Endereço Web: http://fms.teresina.pi.gov.br/noticia/1990/77-das-unidades-de-saude-contam-com-sistema-de-exames-informatizado