ACESSIBILIDADE

Prefeito entrega à ACEP dispositivos que permitem a leitura por deficientes visuais

É uma tecnologia nova que está há cinco meses no mercado brasileiro

Prefeito entrega à ACEP dispositivos que permitem a leitura por deficientes visuais

No aniversário de 51 anos da Associação dos Cegos do Piauí (ACEP), a Prefeitura de Teresina realizou a entrega de três dispositivos que irão trazer novas possibilidades aos deficientes visuais. Chamado de Orcam MyEye, os óculos especiais com câmera inteligente acoplada permitem que este público possa executar tarefas que exijam leitura sem ajuda de terceiros.

 

Segundo o prefeito Firmino Filho, trata-se de uma tecnologia nova, que está há cinco meses no mercado brasileiro. “Permite que possamos ter uma tradução daquilo que é visual para o som, e para que os deficientes visuais possam ler o livro, conhecer pessoas, possam entender determinadas realidades através do som”, disse. O sistema tira uma foto do que está à frente do usuário, identifica o que está escrito e começa a narrar o texto para ele no volume a na velocidade que lhe convier; dessa forma, é possível ler livros, embalagens, cédulas e até reconhecer rostos, por meio de fotografias gravadas em seu banco de dados.

 

Os dispositivos foram adquiridos pela Fundação Municipal de Saúde (FMS), por meio de convênio com a faculdade Uninovafapi, e foram entregues por meio de cessão para a ACEP. O presidente da instituição, Adailton Pacheco, acredita que o Orcam MyEye trará autonomia às pessoas com deficiência visual e principalmente novas possibilidades no campo educacional.

“As pessoas que têm o sonho de ingressar na universidade e têm dificuldades pela questão da acessibilidade às tecnologias vai ter acesso agora a um vasto material, como livros e material de pré-vestibular”, disse. Ele comenta que o equipamento estará disponível na biblioteca do local, em cabines de estudo para que possam ser usados por todos aqueles que desejarem.

 

“Eu não tenho a menor dúvida de que a experiência aqui vai ser um aprendizado, inclusive para que no futuro esse instrumento possa ser mais desenvolvido e ampliado”, disse o prefeito Firmino Filho.

 

O Orcam MyEye foi inventado por Amnon Shashua, pesquisador israelense na área de ciências da computação e especialista em computação visual. Em 1999, durante pesquisas para a criação de um carro que não causasse acidentes, Shashua concebeu um algorítimo que possibilita a detecção de objetos no campo de visão de uma câmera. A tecnologia foi desenvolvida para sua aplicação em humanos e resultou no lançamento do dispositivo em 2010.

Tags:
fms ACEP

Comentários (0)


 
 

Fundação Municipal de Saúde de Teresina - FMS

Endereço Web: http://fms.teresina.pi.gov.br/noticia/1989/prefeito-entrega-a-acep-dispositivos-que-permitem-a-leitura-por-deficientes-visuais